COMO DESCOBRIR QUEM É O DONO DE UM TERRENO PELO Nº E LOTE

As vezes algumas pessoas encontram terrenos que aparentemente estão abandonados porém na verdade aquele terreno tem dono mas ninguém sabe quem é, então para quem está a fim de comprar tal propriedade precisa saber quem é o atual dono do terreno para comprá-lo. O problema é que na hora de se procurar o dono aparecem muitos malandros que o que é o que não falta neste ramo e eles se aproveitam que as pessoas desconhecem a documentação imobiliária de propriedade de um imóvel e vendem o mesmo imóvel para varias pessoas ,e como diz a Lei” só é dono quem registra”. Portanto amiga n~~ao é na prefeitura que você deve ir porque lá eles somente te dão informações se vc tiver o número de inscrição fiscal e este tipo de registro municipal só quem tem é o proprietário que é justamente a pessoa a quem vc quer descobrir. Além do mais o registro pode estar em nome de um proprietário antigo e o imóvel ja´pertencer a outro que não modificou nada na prefeitura então esqueça porque lá vc não conseguirá as informações que precisa.

Se vc quer saber a quem realmente pertence este imóvel você tem que ir ao Cartorio de Registro de Imóveis com o endereço completo do terreno e solicitar uma “cópia da Matricula atualizada”.
A matricula é o documento de propriedade do imóvel e portanto se apessoa que for te vender o terreno for a mesma que constar na matricula como a proprietária tudo bem mas se a pessoa que for te vender não tiver o nome na matricula terá que apresentar a você uma Procuração Pública(registrada em tabelionato) fornecida pelo proprietário. Note que é uma procuração publica e não particular pois particular não tem valor. Assim vc estará garantida então não esqueça de sempre exigir a matricula atualizada(data do documento fornecido pelo cartorio de no máximo 30 dias atrás).

Para que o imóvel seja trasnferido para o seu nome é obrigatorio que seja feita pelo vendedor e vc no tabelionato a escritura de compra e venda do imóvel e depois vc a leva a registro na matricula transferindo o imóvel para o seu nome. Fique atenta pq somente a escritura não trasnfere para o seu nome tem que levar esta escritura no cartorio para registrar na matricula.

Se vc comprar sem fazer a escr5itura não será a dona de direito somente terá posse do imóvel e neste caso se o vendedor for desonesto e vender o mesmo terreno para outras pessoas quem fizer a escritura e registra-la na matricula porimeiro será considerado por força da lei o proprietário e os outros enganados terão que na justiça buscar seu dinheiro de volta. Não haverá a menor possibilidade de ficar com o imóvel pq a lei é clara” É dono quem primeiro registrar na matricula a escritura”.

Resumindo sempre solicite a matricula atual e o RG e CPF de quem está te oferecendo o terreno, se for corretor peça a carateira do CRECI.

Gostou do artigo? Ajude-nos clicando em + 1  


Facebook

Deixe um Comentário

24 consultas em 1,332 segundos.