• Como fazer 1000 pontos na Redação do Enem 2013

    Passar no Enem 2013 é o desejo de todos os mais de 7 milhões de estudantes que fizeram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino médio este ano.

    Porém para passar nas provas do Enem é necessário muito estudo e dedicação e algumas regras básicas que você estudante deve ter em mente para ter ainda mais chances na hora de fazer a prova para o exame nacional do ensino médio.

    Se você nunca fez o Enem ou se já fez e não passou, a regra principal para se dar bem nas provas é focar além das matérias, dar atenção principal a redação do enem.

    A redação do enem 2013 é um dos fatores principais que conta na hora da aprovação pela banca avaliadora. Por isso compreender algumas dicas básicas sobre como fazer uma boa redação no Enem 2013 é essencial para você neste momento.

    Vamos a elas. 

    Como fazer 1000 pontos na Redação do Enem 2013 dica 1

    Esteja sempre atento aos noticiários de Rádio, TV e principalmente internet, procure sites como G1, O globo, Folha de São Paulo, MSN Notícias e demais mídias que tem como foco as principais notícias do país e também do mundo, isso ajudará a você na compreensão dos acontecimentos reais e atuais que podem cair no Enem 2013.

    Para escrever a sua redação, você vai precisar de uma pesquisa. No caso do Enem 2013, a sua pesquisa será baseada em conhecimentos prévios e nos textos motivadores disponibilizados na prova. O Enem utiliza temas atuais e de impacto social, geralmente de relevância nacional. Daí vem a importância de estar sempre atualizado com as últimas notícias de jornais e veículos de comunicação.

    Uma dica pessoal minha é ter sempre a mão uma apostila atualizada do Enem , com vídeo aulas sobre redação e os temas que podem cair no enem, uma apostila que eu já comprei e me ajudou muito foi a apostila do Enem Cursos que pode ser adquirida em www.enemcursos.com.br

    Outra dica para passar no Enem 2013 é estudar inglês ou espanhol de preferência em cursos voltados para estes idiomas, a aplicação do Inglês e Espanhol no Enem também conta muito com a pontuação e para você ter uma boa pontuação no enem deste ano é bom que domine uma destas duas linguagens.

    O que eu tenho que fazer para tirar 1000 na redação do Enem? 

    Uma professora estes dias deu uma dica muito valiosa para que você possa chegar aos 1000 pontos em relação ao Enem deste ano, ela disse o seguinte:

    Como fazer 1000 pontos na Redação do Enem 2013 dica 2 - Domine a dissertação

    O grande segredo para alcançar a nota máxima na redação do Enem é dominar a dissertação. “As bancas alertam que, mesmo que o texto seja brilhante, se a norma dissertativa não for obedecida a redação será anulada”, alerta a professora Maria Aparecida.

    A dissertação é um formato de texto que permite que o aluno explore o tema proposto em dois ou três parágrafos argumentativos. O primeiro parágrafo, que é a introdução, deve apresentar a tese a ser desenvolvida ao longo do texto. Os parágrafos argumentativos são utilizados para “explicar” o motivo da sua tese, que é concluída no último parágrafo. Por isso, para tirar a nota máxima na redação do Enem 2013, é preciso começar a praticar. E praticar

    Como fazer 1000 pontos na Redação do Enem 2013 dica 3 - Praticar não é o suficiente

    Praticar não é o suficiente se você deseja a nota máxima na redação do Enem 2013. A professora de redação não deixa de apontar a importância da leitura, que muitas vezes é subestimada pelos alunos. Ela comenta: “Machado de Assis costumava ler muito. O início de suas atividades se deu com a leitura e, depois que ele adquiriu o hábito de ler, ele começou a se sentir inspirado e motivado a escrever. Por isso, a prática e a leitura são atividades que devem andar juntas.”

    Ao contrário do que você pode imaginar, a professora não recomenda que os alunos leiam apenas os livros recomendados pela Fuvest ou jornais e revistas. Pelo contrário, ela recomenda que os alunos sejam incentivados a ler livros de ficção, romances ou qualquer estilo literário que os agrade. O importante é que a leitura esteja inclusa no cotidiano do estudante, mesmo que ela seja apenas para a satisfação do aluno.

    Como fazer 1000 pontos na Redação do Enem 2013 dica 4 - Aproveite os textos motivadores

    O Enem propõe não apenas o tema, mas também quatro textos que abordam esse tema. Esses são os textos motivadores, que fornecem base para que o estudante possa discutir o assunto mesmo sem um conhecimento prévio. “O Enem espera que o aluno seja um bom leitor, atualizado com as notícias de maior impacto. Se o aluno for um bom manipulador de dados, ele conseguirá utilizar os textos de subsídio para fazer uma boa redação. O Enem faz questão de que o candidato aproveite os textos apresentados pela banca”, disse a professora.

    Os textos motivadores ajudam o aluno a perceber qual a direção que a banca espera que seja seguida.Identificar as palavras chaves de cada texto ajuda a descobrir como a redação deverá ser feita e qual será a tese defendida na dissertação.

    Como fazer 1000 pontos na Redação do Enem 2013 dica 5 - Enriqueça o texto

    Trechos de livros, filmes e até canções enriquecem uma redação. A redação é um espaço interdisciplinar, então conhecimentos gerais podem ser utilizados para aumentar o nível intelectual do texto. A professora incentiva: “Os alunos precisam parar de ver a redação de forma singular, pois ela é um espaço em que todos os conhecimentos podem ser aproveitados e mobilizados. A ideia é que o aluno saiba ser diferente.”

    Como fazer 1000 pontos na Redação do Enem 2013 dica 6 - Organize as ideias

    Segundo a professora, a maior dificuldade dos alunos é organizar as ideias dentro da dissertação: “Os alunos têm boas ideias e argumentos, mas não conseguem organizá-los numa sequência lógica. As ideias ficam amontoadas, sem fugir do tema, mas com um vocabulário repetitivo e sem uma progressão discursiva no texto.”

    Para escrever uma boa redação, o aluno deve perceber quais são os argumentos de maior relevância e quais são aqueles que não precisam ser incluídos no texto. Um erro comum é o de acreditar que quanto mais informações forem incluídas no texto, maior será a nota. Pelo contrário, vale mais pegar poucos argumentos e explorá-los da melhor maneira possível do que utilizar inúmeras ideias vagas.

    Ler textos bem escritos, como crônicas e sites de confiança na internet, ajuda o aluno a adquirir a capacidade de selecionar os argumentos relevantes para uma determinada tese.

    Como fazer 1000 pontos na Redação do Enem 2013 dica 7 - Informe-se

    Enem é conhecido por explorar temas de relevância nacional ligados ao universo juvenil, o meio-ambiente ou a cidadania. Segundo a professora de redação, o exame promove um fórum de debates sobre um tema importante, sendo que “o Enem dá voz ao vivo para os milhões de candidatos e convida cada um deles a praticar um ato de cidadania a partir de uma redação.”

    Bom, gente estas são algumas das dicas que eu preparei para você se dar muito bem no Enem 2013, meu nome é Rodrigo Silva sou editor chefe do site ResumoDicas.com quem quiser obter mais dicas relevantes como estas basta ficar ligado em nosso site.


    Gostou do artigo? Ajude-nos clicando em + 1  


    Facebook

    Deixe um Comentário


    42 consultas em 3,082 segundos.